FTD Digital Arena lança filme Desenhar é Projetar

O FTD Digital Arena, espaço tecnológico e multidisciplinar localizado na PUCPR, acaba de lançar o filme “Desenhar é Projetar”. A nova película retrata a linguagem do desenho e suas diversas formas de representação, desde a pré-história, passando pela representação a mão livre e representação técnica, até a utilização de softwares como reprodução virtual de projetos. A obra foi projetada e pensada pelos professores Pericles Varella Gomes, da disciplina de desenho de observação da Escola de Arquitetura e Design da Universidade, e Simone Cassilha, responsável pelas matérias de desenho de observação, geometria descritiva e perspectiva.

“O conteúdo, voltado para jovens finalizando o Ensino Médio e iniciando a universidade nas áreas de engenharia, arquitetura e design, apresenta um importante talento a ser desenvolvido por pessoas que precisam ter um pensamento espacial tridimensional”, explica Pericles Gomes. A obra, que tem como principal objetivo apresentar de forma clara e motivar os jovens para a importância do desenho e da representação gráfica, responde questões sobre como foi iniciada a expressão através do desenho, quais as formas de representação e se existe uma normativa para se representar um projeto.

O filme foi concebido especificamente para projeção em domo de 360 graus e trata a evolução da forma de desenhar e projetar. “Ver o material no nosso espaço é uma experiência única, pois pode proporcionar a todos os envolvidos muito mais do que simplesmente assistir um filme, já que o sistema de projeção em um domo de 360 graus com imagens de altíssima definição faz com que os participantes aprendam com um conteúdo surpreendente”, explica Caio de Paula, do FTD Digital Arena.

Sobre o FTD Digital Arena

O FTD Digital Arena, um investimento do Grupo Marista em tecnologia educacional e de entretenimento, une as características de um planetário com as de um cinema digital de alta definição, em uma estrutura composta por uma cúpula em formato semiesférico e um sofisticado sistema de projetores digitais. O espaço incentiva ações e promove um maior engajamento educacional, cultural e de entretenimento junto à escolas e universidades, parceiros, empresas e ao público em geral. Também pode ser usado como espaço de pesquisa científico tecnológico.