As estações do ano são foco de sessão deste sábado (02) do FTD Digital Arena

Esclarecer sobre o ciclo das quatro estações, como isto influenciou na história, que mudanças acontecem em cada etapa e o motivo desse ciclo acontecer são os principais objetivos da próxima sessão do FTD Digital Arena, “As Quatro Estações – O Ciclo da Natureza”. Apresentada pelo físico João Carlos de Oliveira, a atividade acontecerá às 16h e trará uma visão geral sobre as quatro estações e como o céu pode ser visto em cada época.

Segundo o físico, a humanidade acompanha esse ciclo da natureza desde os primórdios de sua existência. “O conhecimento do início e fim de cada estação tornou-se essencial para a sobrevivência das diversas culturas, pois só assim as pessoas sabiam os momentos certos de plantio, colheita, os lugares e animais para caçar em cada época do ano e o momento e destino adequado para realizar a migração”, explica. “No entanto, o entendimento do porquê desse ciclo só ocorreu após o homem entender que é a Terra que orbita o Sol, que a Terra é redonda, que o nosso planeta gira em torno de um eixo de rotação e que esse eixo está levemente inclinado em relação ao plano de órbita”, pontua.

Antes desta atividade, às 14h será apresentada a sessão “As Fronteiras do Sistema Solar”, que falará sobre as condições que permitem a existência da vida na Terra, se há possibilidades de existência de vida em outros lugares, se vivemos em um planeta especial, além de falar sobre os astros que formam o Sistema Solar, suas características e como as definimos. Já às 15h, será exibido o filme “Seleção Natural”. Neste documentário, os participantes irão acompanhar uma viagem de Charles Darwin a bordo do Beagle, respondendo perguntas sobre a teoria da seleção natural e observando o mundo com os olhos do pesquisador.

Para mais informações, acesse http://www.ftddigitalarena.com.br/programacao/.

 

Sobre o FTD Digital Arena

O FTD Digital Arena, localizado na PUCPR com entrada pelo Portão 1, é um planetário com tecnologias de um cinema digital de alta definição, tendo uma cúpula em formato semiesférico e sistema de projetores digitais.

 

Serviço: Atividades no Planetário

Data:02/09 – sábado

As Fronteiras do Sistema Solar

Horário: às 14h.

Apresentação filme Seleção Natural

Horário: às 15h.

As Quatro Estações – O Ciclo da Natureza

Horário: às 16h.

Local: FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho – Portão 1 da PUCPR).

Informações: 3271 -6322 | www.ftddigitalarena.com.br.

Valor: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia-entrada) | Condições especiais para pacote família.